Fisioterapia Veterinária
Assim como os seres humanos, muitas vezes nossos animais precisam da ajuda da Fisioterapia para aliviar dores, fortalecer músculos ou se reabilitarem. No caso dos pets, recorremos à Fisioterapia Veterinária, que nasceu a partir das técnicas utilizadas nos seres humanos e foi adaptada com sucesso para os animais.
O Veterinário Fisioterapeuta faz uma análise dos movimentos e da postura do animal e emprega um agente físico para prevenir doenças músculo-esqueléticas e neurológicas ou então promover a recuperação de um órgão ou sistema que tenha sido afetado por uma patologia.
A Clínica Veterinária Fratelli tem toda estrutura para fisioterapia, com esteira e equipamentos modernos.
Quando a Fisioterapia Veterinária pode ajudar meu pet?
As principais indicações da Fisioterapia Veterinária envolvem o alívio da dor aguda ou crônica, a reabilitação em casos de paralisias, a prevenção de doenças e a melhora na qualidade de vida.
Alguns casos específicos de indicação de sessões de Fisioterapia em animais são problemas na coluna (hérnias de disco, bico de papagaio), pós-operatório (cirurgias ortopédicas e neurológicas), artrites e artroses (controle da dor e inflamação), atrofias de músculos cartilagens e ossos, tratamento da obesidade e aumento da qualidade de vida em animais idosos.
Técnicas de Fisioterapia Animal
Os métodos empregados pelo Veterinário Fisioterapeuta são definidos caso a caso, dependendo a disfunção do animal. As sessões podem durar de 15 minutos à 1 hora conforme a necessidade e podem recorrer a técnicas como massoterapia, crioterapia, eletroterapia, ultrassom, hidroterapia, laser e cinesioterapia.
Massoterapia: muito utilizada em problemas de coluna, essa técnica tem como benefícios a diminuição da tensão muscular e da dor. Além disso, a massoterapia pode ser empregada para proporcionar relaxamento e estimular a drenagem linfática.
- Crioterapia: essa técnica consiste no uso de gelo para aliviar dores e inflamações em lesões agudas de natureza músculo-esquelética. Pode ser usada em pós-operatório para diminuir edemas e dores.
- Eletroterapia: é o emprego de correntes elétricas para aliviar a dor, fortalecer os músculos, reduzir edemas e auxiliar na reabilitação depois de cirurgias ortopédicas e neurológicas.
- Ultrassom: técnica muito utilizada depois de cirurgias ortopédicas por promover efeito anti-inflamatório e recuperação de tecidos. Também é empregada nos casos de artrose.
- Hidroterapia: a terapia com ajuda da água traz uma série de benefícios para animais que, de outra forma, não conseguiriam realizar exercícios devido à paralisia de algum membro. A água reduz o impacto do exercício e ainda resulta no efeito de relaxamento. A hidroterapia pode ser utilizada em casos de problemas de coluna, atrofias musculares e obesidade.
- Laserterapia: o laser oferece os benefícios de diminuir a sensação de dor, apresentar ação anti-inflamatória e equilibrar a condução dos nervos sensoriais por meio do controle da liberação de substâncias relacionadas à dor.
- Cinesioterapia: trata-se do emprego de movimentos como alongamento e exercícios para ajudar no processo de reabilitação de animais com problemas ortopédicos e neurológicos. A técnica utiliza aparelhos como bolas, pistas e cones durante a execução dos exercícios.
- Fisioterapeuta: Dra. Flávia Delcodre
- CATEGORY
- TAGS